3 de setembro de 2017

Pão paleo e AIP (mais um)

Há dias tinha feito uns pãezinhos de alfarroba. Ficaram deliciosos, mas acho que a farinha alfarroba me pesa no estômago. Gostei tanto da receita que tentei alterar as farinhas e as quantidades a ver se conseguia fazer alguma coisa de jeito. Também retirei dessa receita, a farinha de castanhas pois infelizmente não entra em protocolo, com grande pena minha.


Assim saiu uma receita bem simples, prática e fácil de fazer.

INGREDIENTES:

350g de água
200g de fubá de mandioca
100g de farinha de coco (usei caseira, receita aqui)
30g de azeite
1 c.chá de sal
1 pitada de alho em pó
1 pitada de orégãos secos
1 saqueta de cremor tártaro *
1/2 c.chá de bicarbonato de sódio

* O cremor tártaro juntamente com o bicarbonato funcionam como levedante. Quem não esteja a cumprir o protocolo, pode utilizar fermento para bolos bio.

PREPARAÇÃO:

Liguei o forno a 200º.

Pesei as farinhas e reservei-as num recipiente com o cremor tártaro e o bicarbonato.
Coloquei a água no copo da Bimby, com o azeite e o sal e programei 2mins/ vel.2/ temp.37º.
Findo o tempo, juntei as farinhas e programei 20 segs/ vel.4.
De seguida programei 2 mins/ vel. espiga.

A massa ficou assim...


Moldei pequenas bolinhas. Para mim é mais fácil, primeiro porque em pão grande corro sérios riscos de sair uma desgraça, e depois porque assim consigo dosear melhor as quantidades que consumo.

Levei ao forno, cerca de 30 minutos e deixei arrefecer cá fora.
O tempo de cozedura depende muito dos fornos. Eu fiz no forno pequeno.



Esta quantidade rendeu 12 bolinhas pequenas.



Ficaram super fofas e muito saborosas.



Depois contem como correu!

8 comentários:

  1. Vou experimentar 😉 em breve

    ResponderEliminar
  2. Oi Cristina, estou louca para experimentar está receita, mas me resta uma dúvida: Qual a diferença entre fubá e farinha de mandioca? Não conheço o fubá 😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol. A diferença é a consistência e textura. Enquanto que a farinha de mandioca é grossa tipo pão ralado, o fubá é mto semelhante à farinha de trigo ☺

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! Onde vc encontra para comprar? Fui no Continente de Mafra e não achei 😔 No Brasil acho que a farinha já eh fininha, por isso não tem fubá

      Eliminar
    3. Não sei ajudar. Não estou a viver em Portugal. Aqui compro nas lojas portuguesas

      Eliminar
  3. Olá Cristina, se não tiver cremor tártaro não dá? E é preciso levedar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carla. Eu uso o cremeor pq os fermentos sem gluten que encontro aqui, têm todos milho, mas se encontrar algum "limpo", ja n precisa do cremor nem do bicarbonato :)

      Eliminar
  4. Olá. As suas receitas têm sido uma grande ajuda. Experimentei agora estes pezinhos mas não cresceram nada. Sabe a quanto cremor tártaro equivale uma saqueta? Comprei em frasco de 50 gr. Obrigada!

    ResponderEliminar